História do Croche
Origem
A palavra foi originada de um termo existente no dialeto nórdico, com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou croc, que em francês tem o mesmo significado. Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. O escritor dinamarquês Lis Paludan tentou descobrir a origem do crochê na Europa e fundamentou algumas teorias. A mais provável é a de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios posteriores da técnica em tribos da América do Sul, que usavam adornos de crochê em rituais da puberdade. Na China, bonecas eram feitas com a mesma técnica. Entretanto, o autor afirma que não há evidência concreta sobre o quão antiga é a arte do crochê.
A origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700. Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. A francesa Riego de La Branchardiere desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos. Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material. Tudo depende da peça a ser executada: uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco ou um tapete resistente. Atualmente usa-se a técnica para confeccionar variadas peças, tudo depende da criatividade de cada um.
Tipos de crochê
Os tipos relacionados a seguir são derivados da técnica básica de crochê:
Crochê filé: blocos de pontos altos intercalados com “vazios” caracterizam essa trama quadriculada.Alguns riscos simples de ponto cruz podem ser transformados em filé.
Crochê tunisiano.Usa-se uma longa agulha parecida com a agulha usada em tricô,porém com gancho na ponta.Cada carreira é feita em duas fases, a primeira da direita para a esquerda e a segunda, da esquerda para a direita, sem virar o trabalho.
Broomstick-lace: É um crochê apesar de ser feito com uma larga agulha de tricô.Na verdade essa ferramenta serve de orientação às laçadas sobre as quais será feita a nova carreira.Sua textura parece com o crochê de grampo.
Crochê de grampo ou grampagem: Aqui a ferramenta de sustentação é um grande “U” em madeira ou metal sobre o qual são tecidas faixas com a ajuda de uma agulha de crochê.Depois essas faixas são unidas com uma grande variedade de pontos crochetados.
Crochê duplo: feito com uma grande agulha com ganchos nas duas extremidades.Isso permite que você trabalhe as duas faces da trama, que ficará bem encorpada e, se quiser, em cores alternadas".
Visualizações de página do mês passado
sábado, 24 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
- A Arte da Dança (2)
- A arte de educar (4)
- A Arte de Poetar (2)
- A Arte do Croche (7)
- Arte de Compartilhar (15)
- Arte de Crer (8)
- Arte de Criar (1)
- Audiobook (1)
- Bijuterias (6)
- Bordados (2)
- Cifras (13)
- Coletes (1)
- Educação do Ouvido (1)
- Emissão Vocal (1)
- Esoterismo (1)
- EU PRO TES TO (1)
- Letra (3)
- Luto (1)
- Mantras (1)
- Métodos.Partituras (1)
- MPB (11)
- Mulher (1)
- Música (13)
- Música Andina (1)
- Música Erudita (3)
- Música Espírita (3)
- Música Gaúcha Tradicionalista (3)
- Música Latina (1)
- Música Nativista (4)
- Musicoterapia (2)
- Ópera (1)
- Partitura Piano (1)
- Partitura Violão (1)
- Partituras (7)
- Pensamentos Importantes (6)
- Piano (3)
- Poesia (5)
- Pontos de Croche (2)
- Se cuidar também é uma arte (3)
- Tablatura (2)
- Tear (1)
- Tear e Croche (7)
- Teclado (1)
- Vídeo-aulas (1)
- Videos (31)
- Violão (5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário