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Este é um blog para divulgar minha escola ,meus alunos e a música em geral.Vão encontrar aqui links diversos criados por mim e também os encontrados na internet. "Se algum autor ou detentor de direitos autorais solicitar, o post sob reclamação será removido. "

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Quatro de dezembro é dia de Santa Bárbara


                                                                                 

Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre a meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida: (fazer o pedido) para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora e render Graças à Deus, criador do céu, da Terra, da Natureza; este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Amém. Santa Bárbara, rogai por nós.                            



                                                            

                                                           



Na Umbanda Santa Bárbara é Iansâ
lansã é a aplicadora da Lei na vida dos seres emocionados pelos vícios. Seus campo preferencial de atuação é o emocional dos seres: ela os esgota e os redireciona, abrindo-lhes novos campos por onde evoluirão de forma menos "emocional".


.... lansã, em seu primeiro elemento, e ar e forma com Ogum um par energético onde ele rege o pólo positivo e é passivo pois suas irradiações magnéticas são retas. lansã é negativa e ativa, e suas irradiações magnéticas são circulares ou espiraladas.



...Observem que lansã se irradia de formas diferentes: é cósmica (ativa) e é o orixá que ocupa o pólo negativo da linha elemental pura do ar, onde polariza com Ogum. Já em seu segundo elemento ela polariza com Xangô, e atua como o pólo ativo da linha da Justiça, que é uma das sete irradiações divinas.



...Na linha da Justiça, lansã é seu aspecto móvel e Xangô é seu aspecto assentado ou imutável, pois ela atua na transformação dos seres através de seus magnetismos negativos.



...lansã aplica a Lei nos campos da Justiça e é extremamente ativa. Uma de suas atribuições é colher os seres fora-da-Lei e, com um de seus magnetismos, alterar todo o seu emocional, mental e consciência, para, só então, redirecioná-lo numa outra linha de evolução, que o aquietará e facilitará sua caminhada pela linha reta da evolução.As energias irradiadas por lansã densificam o mental, diminuindo seu magnetismo, e estimulam o emocional, acelerando suas vibrações.



...Com isso, o ser se torna mais emotivo e mais facilmente é redirecionado. Mas quando não é possível reconduzi-lo à linha reta da evolução, então uma de suas sete intermediárias cósmicas, que atuam em seus aspectos negativos, paralisam o ser e o retém em um dos campos de esgotamento mental, emocional e energético, até que ele tenha sido esgotado de seu negativismo e tenha descarregado todo o seu emocional desvirtuado e viciado.



...Nossa amada mãe Iansã possui vinte e uma lansãs intermediárias, que são assim distribuídas:



...Sete atuam junto aos pólos magnéticos irradiantes e auxiliam os orixás regentes dos pólos positivos, onde entram como aplicadoras da Lei segundo os princípios da Justiça Divina, recorrendo aos aspectos positivos da orixá planetária Iansã.



...Sete atuam junto aos pólos magnéticos absorventes e auxiliam os orixás regentes dos pólos negativos, onde entram como aplicadoras da Lei segundo seus princípios, recorrendo aos aspectos negativos da orixá planetária Iansã.



...Sete atuam nas faixas neutras das dimensões planetárias, onde, regidas pelos princípios da Lei, ou direcionam os seres para as faixas vibratórias positivas ou os direcionam para as faixas negativas.



...Enfim, são vinte e uma orixás lansãs intermediárias aplicadoras da Lei nas Sete Linhas de Umbanda.



...Como seus campos preferenciais de atuação são os religiosos, não é de se estranhar que nossa amada mãe lansã intermediária para a linha da Fé nos campos do Tempo seja confundida com a própria Oiá, já que é ela quem envia ao tempo os eguns fora-da-Lei no campo da religiosidade.



...lansã do Tempo, não tenham dúvidas, tem um vasto campo de ação e colhe os espíritos desvirtuados nas coisas da Fé, enviando-os ao Tempo onde serão esgotados. Mas, não tenham dúvidas, antes ela tenta reequilibrá-los e redirecioná-los, só optando por enviá-los a um campo onde o magnetismo os esvazia quando vê que um esgotamento total em todos os sete sentidos é necessário. E isto o Tempo faz muito bem!



...Já lansã Bale, do Bale, ou das Almas, é outra intermediária de nossa mãe maior lansã que é muito solicitada e muito conhecida, porque atua preferencialmente sobre os espíritos que desvirtuam os princípios da Lei que dão sustentação à vida e, como vida é geração e Omulu atua no pólo negativo da linha da Geração, então ela envia aos domínios de Tatá Omulu todos os espíritos que atentaram contra a vida de seus semelhantes ao desvirtuarem os princípios da Lei e da Justiça Divina.



...Logo, seu campo escuro localiza-se nos domínios do orixá Omulu, que rege sobre o lado de "baixo" do campo santo.



...Mas também são muito conhecidas as lansãs intermediárias Sete Pedreiras, dos Raios, do Mar, das Cachoeiras e dos Ventos (lansã pura). As outras assumem os nomes dos elementos que lhes chegam através das irradiações inclinadas dos outros orixás, quando surgem as Iansãs irradiantes e multicoloridas. Temos:



o uma Iansã do Ar.

o uma Iansã Cristalina.

o uma lansã Mineral.

o uma Iansã Vegetal.

o uma lansã Ígnea.

o uma lansã Telúrica.

o uma lansã Aquática.

...Bom, só por esta amostra dos múltiplos aspectos de nossa amada regente feminina do ar, já deu para se ter uma idéia do imenso campo de ação do mistério "Iansã".



...O fato é que ela aplica a Lei nos campos da Justiça Divina e transforma os seres desequilibrados com suas irradiações espiraladas, que o fazem girar até que tenham descarregado seus emocionais desvirtuados e suas consciências desordenadas!



...Não vamos nos alongar mais, pois muito já foi dito e escrito sobre a "Senhora dos Ventos".

...Iansã é a própria tempestade, que colhe todos aqueles que se afastaram do abrigo da Lei e desviaram-se dos caminhos retos,perderam-se no tempo(Oyá) e espaço (Oxalá).Quem se afasta dos procedimentos ordenados está se lançando no meio de um ciclone e será arrastado pelos ventos fortes de Iansã, que os levará para longe de onde estão. Virará suas cabeças(desejos) e os depositará num lugar irrespirável, para que ali esgotem seus ares emocionais.

...Ela é o vento que balança as folhas, provoca o choque das nuvens carregadas, causa os aguaceiros e as tormentas que arrastam tudo à sua frente .Após sua passagem agitada, vem a calmaria que proporcionam a todos a reconstrução ordenada(Ogum) de suas vidas.

...Iansã é a senhora dos Eguns, pois ela os arrasta, os atormenta e os vira no tempo (Oyá), direcionando-os na Lei.

...Simbolicamente representamos Iansã com a seta espiralada, pois quando atua, gira como um redemoinho e vai colhendo tudo à sua volta, arrastando em círculos e virando todos os sentimentos desequilibrados que emocionam os seres.

Oferenda à mãe Iansã:

....-Velas brancas, amarelas e vermelhas; champagne branca, licor de menta e de anis ou de cereja; rosas e palmas amarelas, tudo depositado no campo aberto, pedreiras, beira-mar, cachoeiras, etc.

Parte do texto retirado do Livro: "O CÓDIGO DE UMBANDA"

Obra psicografada por Rubens Saraceni.


ceuesperanca.blogspot.com/2009/12/data-comemorativa-04dezembro-iansa.html

                                                          



 A Deusa dos Orixás
Composição: Romildo/Toninho




                        G                 Am7
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
                                
                                D7                G
Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar

(3X)


                G                                 Am7
Yansã penteia os seus cabelos macios
                                  D7                                G

Quando a luz da lua cheia clareia as águas do rio
                                                   Am7

Ogum sonhava com a filha de Nanã
                                  D7                                      G

E pensava que as estrelas eram os olhos de Yansã

                                                       Am7
Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
                                 D7

Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar

Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
                                              G
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar


                                                       Am7
Na terra dos orixás, o amor se dividia

Entre um deus que era de paz
                                      G
E outro deus que combatia
                                                                        Am7      
Como a luta só termina quando existe um vencedor
                                                        G
Yansã virou rainha da coroa de Xangô


                                                      Am7
Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
                           
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar

mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
                        D7
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar

Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar       
                                                     Am7
mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar

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